O Museu de Arte de Cascavel – MAC Prefeitura, localizado no terceiro andar do Paço Municipal, agora é palco da exposição “Brasilidades”, assinada pelo multiartista Luiz Lombardi.
A mostra, que ficará em cartaz até 16 de novembro, reúne uma coleção de seis pinturas na técnica de pintura mista, cujo foco está nos elementos que compõem a essência e identidade brasileira, evocando a rica diversidade natural e cultural do país. O projeto é uma realização do Artista Luiz Lombardi juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura – Governo Federal, em uma iniciativa que visa promover o diálogo entre a produção artística e o público cascavelense.
“Brasilidades” surge como um tributo à exuberância das cores, formas e texturas que marcam a natureza e o povo brasileiros. O título da exposição é fruto de uma conversa entre Luiz Lombardi e o artista Antonio Carlos Machado, em que debateram a necessidade de obras que representassem a essência do Brasil, revelando elementos típicos e marcantes. “Brasilidades nos reporta à exuberância que temos nas cores da natureza, dos pássaros, dos peixes, dos animais e do próprio povo brasileiro,” comenta Lombardi, que com sua obra busca provocar uma reflexão sobre o significado de ser brasileiro.
A proposta da exposição é sintetizar aspectos da alma da natureza nacional, destacando a riqueza de formas e a diversidade que permeiam o território brasileiro. Para tanto, Lombardi escolheu representar espécies e elementos que, apesar de conhecidos, ainda são capazes de surpreender pela beleza e singularidade. Uma das obras, por exemplo, utiliza o tucano como símbolo central – ave nativa das florestas brasileiras, caracterizada por seu bico vibrante e cores contrastantes. A escolha do tucano, em vez de ícones mais usuais como a arara, destaca-se como uma forma de ampliar o repertório visual associado à fauna nacional. “Brasilidades sintetiza um pouco da alma da nossa natureza, que é riquíssima. Nada mais justo do que homenagear essa natureza,” complementa o artista.
O desafio de capturar a exuberância brasileira
Retratar a riqueza e a diversidade do Brasil em apenas seis telas foi uma tarefa desafiadora para Lombardi, que desejou imprimir em cada pincelada a pluralidade de cores e texturas que definem o país. As obras de “Brasilidades” exploram uma paleta de cores intensas e contrastes marcantes, que remetem à flora e fauna brasileiras, mas também abordam aspectos subjetivos e sensoriais, convidando o público a sentir, além de ver, a beleza retratada. “Espero que todos que possam ver consigam captar um pouco da beleza do nosso país e sentir orgulho de sua brasilidade,” diz o artista, que vê em sua exposição uma oportunidade de despertar nos visitantes uma conexão emocional e um sentimento de pertencimento à cultura e identidade brasileiras.
As obras, dispostas de forma a conduzir o visitante por uma narrativa visual, são um convite para redescobrir o Brasil por meio do olhar atento de Lombardi. Cada pintura apresenta uma composição única, onde elementos como plantas tropicais e aves interagem em um jogo de formas e cores que sugerem movimento e vitalidade. As telas são resultado de uma pesquisa contínua do artista, que mergulha em seu próprio repertório de vivências e memórias para recriar um Brasil que é, ao mesmo tempo, reconhecível e inusitado.
O projeto aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel, com apoio do Governo Municipal de Cascavel, faz parte de um esforço contínuo de democratizar o acesso à cultura e fomentar a produção artística local. Ao trazer a obra de Luiz Lombardi para o MAC Prefeitura, a Secretaria de Cultura reforça o compromisso de proporcionar aos cidadãos experiências culturais de qualidade, que promovam a reflexão e a valorização da identidade nacional. “Brasilidades” não é apenas uma exposição, mas uma experiência imersiva que convida o público a revisitar e reimaginar o Brasil sob uma nova perspectiva, mais inclusiva e rica em detalhes.
A mostra é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. A entrada é gratuita, garantindo que todos tenham a oportunidade de apreciar a beleza e a relevância das obras apresentadas. Para aqueles que buscam se conectar com suas raízes ou simplesmente desfrutar de uma experiência estética impactante, “Brasilidades” é uma parada obrigatória na agenda cultural de Cascavel.
Ao visitar a exposição, o público é incentivado a participar dessa celebração da arte e da natureza brasileiras, reconhecendo nas telas de Lombardi os traços que compõem a identidade de um país vasto e diversificado, mas profundamente interligado por suas cores, sons e histórias. A exposição é, portanto, uma homenagem à brasilidade em seu sentido mais amplo e vibrante, capturada com sensibilidade e maestria por um artista que traduz em arte o orgulho de ser brasileiro.
SERVIÇO
• Exposição Brasilidades: Pinturas de Luiz Lombardi
• Abertura: Quarta-feira (16)
• Visitação: Até 16 de novembro de 2024 (segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h)
• Local: Museu de Arte de Cascavel – MAC Prefeitura (Rua Paraná, 5000, Centro)
• Entrada: Gratuita
———
Foto do artista trabalho: Pedro Conci
Fotos da exposição Vanderlei Faria
Fonte: Prefeitura Municipal de Cascavel