A Secretaria Municipal de Cultura anuncia a divulgação das minutas dos editais da Lei Paulo Gustavo, a Lei Complementar Federal nº 195/2022, que visa fornecer apoio financeiro da União para ações emergenciais no setor cultural. Participantes e interessados têm a oportunidade de se manifestar sobre as minutas até quarta-feira (23), por meio de consulta online disponível no endereço eletrônico www.linktr.ee/culturacascavel.
As minutas são segmentadas em duas categorias: uma direcionada à área do audiovisual e outra para as demais áreas da cultura. O Município receberá um total de R$ 2.627.091,51 para executar a Lei Paulo Gustavo, sendo 70% dos recursos destinados ao campo audiovisual e os restantes 30% para as demais áreas culturais.
O processo visa proporcionar uma ampla participação da comunidade cultural, permitindo que os interessados expressem suas opiniões e sugestões sobre a aplicação dos recursos. A consulta online estará acessível até a próxima quarta-feira e representa uma oportunidade para que a cidade de Cascavel possa alinhar suas iniciativas com as necessidades da comunidade cultural.
OFICINAS
Além disso, como parte do esforço de capacitação e fomento, Cascavel também oferecerá uma série de oficinas sobre projetos nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no auditório 01, do Teatro Municipal Sefrin Filho. As oficinas acontecerão das 19h às 21h30 e abordarão tópicos fundamentais para o sucesso de construção de projetos culturais, incluindo Elaboração de Projetos, Execução de Projetos e Prestação de Contas.
Os interessados em participar das oficinas podem realizar inscrições por meio do e-mail contato@lpgcascavel.com.br, fornecendo informações como nome, CPF, cidade e área cultural de interesse. Em breve, a Secretaria disponibilizará um site para efetuar inscrições de forma simplificada.
Segundo o gerente de Fomento e Incentivo à Cultura, Alessandro Carlos Nardi, esse é um passo crucial para garantir que os recursos da Lei Paulo Gustavo sejam direcionados de forma eficiente e eficaz para impulsionar a riqueza e diversidade cultural da cidade de Cascavel. “Com a participação ativa da comunidade, a cidade está se preparando para uma execução sólida e significativa das ações culturais previstas na lei”, conclui.